Símbolos

Símbolos de Maurícia

Nesta página, você poderá encontrar alguns símbolos oficiais das Províncias Unidas de Maurícia, um país repleto de significados e com um imenso acervo artístico! Para visualizar a arte heráldica nacional, acesse já a subpágina dedicada à Heráldica Maurense e à Mauritiaanse Wapenrol, nosso instituto nacional de heráldica e vexilologia!


A bandeira de Maurícia, com simbologia e cores holandesas é de autoria de Felipe Aron, inspirado na bandeira de Amsterdam. As franjas laranjas representam a cultura neerlandesa, tão presente no cotidiano maurense, e parte considerável de nossa colonização. A franja branca, no meio, faz referência à paz e à independência, alcançada depois das duras guerras coloniais que enfrentou Maurícia, na busca do seu direito de gerir-se sem interferências da Holanda, de Portugal, da Espanha e de outros países, que aqui vieram buscar as nossas riquezas. Os três sautérios de Santo André (que parecem o "x), por sua vez, fazem referências a duas coisas: às três culturas majoritárias de Maurícia (neerlandesa, portuguesa e brasileira-nordestina), das quais muito nos orgulhamos, e à proteção dos Céus, que se fazem presentes em toda a nossa história.



As Grandes Armas de Maurícia foram confeccionadas, pessoalmente, pelo augustíssimo Stadhouder. Leva a Coroa de Maurício de Nassau, em seu topo, e é circundada pelas três ordens principais de Maurícia. Ao fundo do escudo, encontram-se o Cetro e a Mão da Justiça, símbolos do poder do povo e da graça dos Céus.

Sua descrição heráldica, extremamente complexa - posto que é um brasão magnífico - é uma das mais diferenciadas de todo o micronacionalismo.

Geralmente, são utilizadas em ocasiões solenes, como no cabeçalho de leis, de tratados internacionais de grande relevância, além de encontrarem-se gravadas nas portas de quase todos os edifícios públicos de nosso país.


Estas são versões simplificadas do brasão maurense. A primeira, trata-se do Escudo com Coroa, representado em flâmulas, bandeiras e em documentos públicos pouco solenes. A segunda trata-se das Pequenas Armas de Maurícia, utilizado em documentos oficiais e em cartas timbradas do Stadhouder.


Este é o brasão da Chancelaria, usado em documentos do Chefe de Governo. As chaves fazem referência à origem do termo "Chanceler" (Cancellarius, em latim), responsável pelas cancelas dos palácios.