Sistema político

Somos uma República Parlamentarista. Confira em 7 passos como entender o nosso sistema político.

Selo antigo do Governo Maurense
1. O povo elege o Stadhouder, que é o Chefe de Estado, responsável pela condução da política externa, mediação de conflitos ideológicos e representante maior da nação. O Stadhouder não deve ser filiado a partido político, e exerce a sua função até que ela vague pela abdicação ou morte.

2. O povo elege os Senadores, que lidam com a área legislativa. Seu mandato ordinário é de 4 meses. É necessário ser filiado a partido para se eleger.

3. Os Senadores escolhem entre um deles o Chanceler, que é o Chefe de Governo. Normalmente é escolhido alguém do partido ou da coligação majoritária.

4. O Chanceler nomeia ministros, como por exemplo o Ministro de Estado, que cuida da fronteira, o Ministro da Educação e Cultura e o Ministro da Justiça.

5. O Chanceler e o Stadhouder indicam os Guardiões da Justiça, que são os juízes de Maurícia. Cabe ao Senado aprovar a indicação.

6. O Chanceler e o Stadhouder indicam o Defensor Público, cujo órgão é semelhante ao Ministério Público brasileiro.  Novamente o Senado deve aprovar a indicação.

7. Quando estiver ao final do mandato dos Senadores, os Guardiões da Justiça realizam eleições com voto distrital, onde os proprietários de terras das Províncias elegem, em cada província, Senadores das Províncias Unidas.