Stadhouder

O Stadhouder é o Chefe de Estado em Maurícia. É o cargo de maior prestígio da nação e deve ser exercido por algum cidadão que tenha credibilidade e respeito para resolver conflitos, ser o representante máximo de Maurícia frente às outras micronações e ser um exemplo de conduta para seus compatriotas. É, além de tudo, o primeiro entre os nobres de Maurícia, que possuí uma aristocracia embasada no mérito dos seus cidadãos. Para acessar informações sobre a nobreza de Maurícia, acesse a página do Mauritiaanse Wapenrol.

Sua Augustíssima Alteza
o Príncipe Lucas, Príncipe
de Woestein, em trajes civis.
Perfil do Stadhouder

Lucas, Príncipe de Woestein, um dos fundadores das Províncias Unidas de Maurícia é o primeiro ocupante do cargo.

Com apenas 24 anos, é micronacionalista desde 2004, cevado no Sacro Império de Reunião, é hoje experiente político, dinâmico, porém dotado de um humor extremamente ácido - e, curiosamente, por isso, reverenciado pelos cidadãos maurenses. É, reconhecidamente, um dos maiores micronacionalistas em atividade, sendo costumeiramente árbitro de disputas entre países e reconhecido campeão da paz entre os povos do micronacionalismo.

É conhecido, também, pelo seu gosto e seus trabalhos na arte heráldica, que têm desenvolvido em parceria com a Mauritiaanse Wapenrol, órgão nacional de Maurícia, responsável por avançar os estudos de campos históricos fundamentais dentro do micronacionalismo, como heráldica, vexilologia, genealogia e história.

Brasão arquiepiscopal do
Príncipe de Woestein.
É religioso e sacerdote católico, tendo ingressado na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Atualmente, dentro da Igreja, exerce a função de Arcebispo Metropolitano de Olinda e Mauritsstad, na capital maurense, além de ser Presidente da Conferência Episcopal Micronacional, órgão eclesiástico que cuida da administração, da justiça e da liturgia, dentro da Igreja. Apesar de suas funções eclesiásticas, Maurícia é um país laico e que aceita e respeita povos dos mais diferentes credos, posto que sua essência é plurirreligiosa e não-confessional.

Foi o primeiro Stadhouder, quando a função era exercida com mandato de três meses, tendo abdicado após a eleição do segundo governo. Retornou à Stadhouderschap em 2015, onde gloriosamente reina, com o apoio de todo o povo maurense.

Dentre os seus hábitos cultivados está o de se reunir, a cada dois dias, quando não está em viagem pessoal, com o Chanceler das Províncias Unidas, chefe de governo eleito pelo Senado, que governa em seu nome. É comum vê-los andando juntos, nos dias de terça e quinta-feira, pelos jardins do Château de Brennand, onde reside o Stadhouder, enquanto discutem planilhas orçamentárias e planos sobre a educação de Maurícia. Às vezes - não é incomum - é possível encontrá-lo, também, em cafés ou praças conversando com cidadãos, desde o Ministro das Relações Exteriores até mesmo pessoas comuns, que param para cumprimentá-lo ou para fazer petições de toda a relevância.

Seu título completo oficial, onde constam todos os seus títulos nobiliárquicos maurenses (existem ainda os estrangeiros, não mencionados!), encontrado geralmente em cabeçalhos de tratados internacionais, em convites emitidos, e em raríssimos documentos do Governo, é "O muito potente e honorável Príncipe Lucas, Príncipe de Woestein, pela graça de Deus eleito sempre augusto Stadhouder e Capitão-General das Províncias Unidas de Maurícia, Duque de Calabar, de Pernabuco e da Bahia, Marquês de Vetrolin, de Salvador, de Porto Calvo, e de Mauritsstad, Conde de Calvinfeld, de Corurype, de Macajuba do Capivary, e de Cimbres e Pesqueira, Visconde de Bloemenfeld, de Tanque d'Arca, de Belo Jardim de Sanharó, e de Heiligelicht, Barão de Hendrikstad, de Cabrobó e Ibó, de Sint Gerlach e de Doppelbergen, Senhor do Morgadio de Dillenburg, Senhor de Serinhaém, e da Casa da Torre de São Pedro de Rates, Príncipe-Guardião do Estado do Badakhshan, etc., etc., etc.".